domingo, 26 de dezembro de 2010

Faltam só 5 dias!


O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA. Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Quero viver bem. 2010 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal. Às vezes se espera demais das pessoas. Normal. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor machucou. Normal. 2011 não vai ser diferente. muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança? O que eu desejo para todos nós é sabedoria! E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. não pode ser responsável por um dia ruim... Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém. o nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE). Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes. Desejo para todo mundo esse olhar especial. 2011 pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. 2011 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... Ou... Pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você! Pode ser. E que seja! Feliz olhar novo! Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!
UM ANO NOVO CHEIO DE MUDANÇAS! QUE VEEENHA 2011!

Cinco qualidades que aprendi com um lápis.



Ouvi essa mensagem na minha formatura de 8ª série, de uma diretora magnífica, companheira, amiga e disposta a nos ajudar sempre. E a partir dalí, tive uma visão diferente sobre muita coisa nessa vida.

Primeira: Ele pode fazer grandes coisas, mas é preciso que uma mão guie o seu traçado. Na nossa vida, essa mão é Deus, que nos conduz sempre em direção ao nosso caminho.

Segunda: De vez em quando preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso para o lápis é doloroso, mas no final, ele fica mais afiado e melhor de se escrever. Portanto, na vida, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.

Terceira: O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado, e escrever o correto. Na vida, devemos corrigir as nossas atitudes, perdoando, amando, construindo ao invés de destruir para que possamos nos manter no caminho da verdade e da justiça.

Quarta: O que realmente importa no lápis não é a madeira ou o seu formato exterior, mas sim o grafite que está dentro. Na vida, portanto, cuide sempre do que está dentro de você, pois o que mais importa não é a aparência física, é o caráter, a generosidade, o coração…

Finalmente a quinta qualidade do lápis. Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços, deixará marcas. Procure ter consciência das ações que praticar.
O casamento é permanente, o namoro é provisório. O amor é permanente, a paixão é provisória. Uma profissão é permanente, um emprego é provisório. Um endereço é permanente, uma estada é provisória. A arte é permanente, a tendência é provisória. De acordo? Nem eu. Um casamento que dura 20 anos é provisório. Não somos repetições de nós mesmos, a cada instante somos surpreendidos por novos pensamentos que nos chegam através da leitura, do cinema, da meditação. O que eu fui ontem, anteontem, já é memória. Escada vencida degrau por degrau, mas o que eu sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem pra agora, hoje é o meu dia, nenhum outro. Amor permanente... como a gente se agarra nesta ilusão. Pois se nem o amor por nós mesmos resiste tanto tempo sem umas reavaliações. Por isso nos transformamos, temos sede de aprender, de nos melhorar, de deixar pra trás nossos imensuráveis erros, nossos preconceitos, tudo o que fizemos achando que era certo e hoje condenamos. O amor se infiltra dentro de nós, mas seguem todos em movimento: você, o amor da sua vida e o que vocês sentem. Tudo pulsando independentemente, e passíveis de se desgarrar um do outro. Um endereço não é pra sempre, uma profissão pode ser jogada pela janela, a amizade é fortíssima até encontrar uma desilusão ainda mais forte, a arte passa por ciclos, e se tudo isso é soberano e tem valor supremo, é porque hoje acreditamos nisso, hoje somos superiores ao passado e ao futuro, agora é que nossa crença se estabiliza, a necessidade se manifesta, a vontade se impõe – até que o tempo vire. Faço menos planos e cultivo menos recordações. Não guardo muitos papéis, nem adianto muito o serviço. Movimento-me num espaço cujo tamanho me serve, alcanço seus limites com as mãos, é nele que me instalo e vivo com a integridade possível. Canso menos, me divirto mais, e não perco a fé por constatar o óbvio: tudo é provisório, inclusive nós.

Ela chora ele ria. Ela falava, ele não ouvia. Ela sofria, ele nem ligava. Ele mentia, ela acreditava. Ela sorria pra ele, ele ria dela. Ela queria coisa séria, ele só queria se divertir. Ela acreditava em tudo que ele dizia, ELE DIZIA O MESMO PARA TODAS AS GAROTAS. Ela queria para sempre, ele só por um momento. Ela falava eu te amo, ele apenas sorria e respondia da boca pra fora. Ela procurava o príncipe, ele procurava a próxima. Ela o queria, ELE QUERIA TODAS. Ela ficava por conteúdo e SENTIMENTO, ele ficava por quantidade.. Ele descobriu que ela era única, ela descobriu que ele era APENAS MAIS UM!

Amor Incontável.


Ela:  E se eu ficar feia?
Ele: Eu fico míope.
Ela: E se eu ficar triste?
Ele: Eu viro um palhaço.
Ela: E se eu ficar gorda?
Ele: Eu quebro o espelho.
Ela: E se eu ficar velha?
Ele: Eu fico velho junto.
Ela: E se eu ficar rouca?
Ele: Eu fico surdo.
Ela: E se eu ficar chata?
Ele: Eu te faço cócegas.
Ela: E se eu não te amar mais?
Ele: Todos os dias eu te conquisto novamente.




sábado, 4 de dezembro de 2010

A vida sem amor não tem sentido.



"A inteligência sem amor, te faz perverso. A justiça sem amor, te faz implacável. A diplomacia sem amor, te faz hipócrita. O êxito sem amor, te faz arrogante. A riqueza sem amor, te faz avarento. A docilidade sem amor te faz servil. A pobreza sem amor, te faz orgulhoso. A beleza sem amor, te faz ridículo. A autoridade sem amor, te faz tirano. O trabalho sem amor, te faz escravo. A simplicidade sem amor, te deprecia. A oração sem amor, te faz introvertido. A lei sem amor, te escraviza. A política sem amor, te deixa egoísta. A fé sem amor te deixa fanático. A cruz sem amor se converte em tortura.. A vida sem amor, não tem sentido."

(Mahatma Gandhi)

E um dia (...) acontece!



Você se olha no espelho e lá está ela. Não! Não é uma capivara, não! Uma mulher: você! Segura, sedutora, responsável, sentindo que conhece todas as respostas certas (nunca saberemos se estão certas de verdade!). Guerreira, batalhadora, pronta para enfrentar situações difíceis e vencer. E o mundo a espera. Ele chama por você. Não tenha medo. Mas, de repente, no momento seguinte, você é frágil, meiga, carinhosa, insegura e aí os homens morrerão por você. Você vai querer colo, proteção e atenção. E téra, desde que saiba pedir.
 
Do Livro "De menina a mulher", de Drica Pinotti.

A dor que dói mais.

Em alguma outra vida, devemos ter feito algo de muito grave para sentirmos tanta saudade... Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, dóem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Dóem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.

Metade..



"Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca. Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.
Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que tristeza.Que o homem que eu amo seja pra sempre amada, mesmo que distante. Porque metade de mim é partida mas a outra metade é saudade. 
Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor, apenas respeitadas como a única coisa que resta a uma mulher inundada de sentimentos. Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo. 
Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço, e que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada. Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância. Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei... 
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito. E que o teu silêncio me fale cada vez mais.Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço. 
Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer. Porque metade de mim é platéia e a outra metade, é canção.
E que minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade também.

(Clarice Lispector)